Em Defesa dos Animais

Wednesday, May 23, 2007

Akita para adoção



Há uma semana atrás estava eu voltando de uma sessão de cinema quando, por volta das 01:00 me deparo com um cão deitado na calçada todo encolhido. Vi que ele estava com problemas de pele, mas não consegui identificar se eram queimaduras, atropelamento ou sarna. Depois de várias tentativas (o cão estava muito amedrontado e reagia rosnando) consegui pegá-lo. Qual não foi minha surpresa ao abrir o porta malas do carro para colocá-lo e ele simplesmente pular, se mostrando extremamente acostumado com isso. Primeira conclusão dessa experiência: abandono.


No outro dia levei-o a veterinária e só então descobri que era uma fêmea. Por conta de sua cor, batizei-a de Branca de Neve. Após exames foi constatado sarna dermodécia, tipo de sarna genética. Segunda conclusão, feita junto com a veterinária responsável: abandono por conta da doença e pela impossibilidade dela se reproduzir, visto que animais com sarna dermodécia precisam ser castrados.


Novos exames e descobrimos que Branca de Neve tem também doença do carrapato. Como está com a imunidade muito baixa, estamos tratando primeiro da doença do carrapato para só depois entrarmos com medicação oral específica para sarna. Como paliativo para melhorar o aspecto da pele, estamos dando banhos medicinais.






Na terceira vez que fui ver a Branca ela abanou o rabo e isso me deixou extremamente feliz, pois começava a acreditar que ela era uma cadela apática. Na verdade, era apenas medo, provocado provavelmente pelo sofrimento passado nas ruas. Ela está tomando a medicação contra a doença do carrapato (dois comprimidos por dia) e um banho por semana. Após o término do tratamento para aumentar a imunidade será tratada contra a sarna, que não é transmissível nem para humanos nem para outros animais, o que permite ser adotada agora.

Como o tratamento é simples, resolvemos disponibilizá-la para adoção. Ela é uma cadela meiga. Tem cara de poucos amigos, mas após alguns minutos ao seu lado ela se rende. É da raça akita, deve ter aproximadamente um ano e meio e será castrada após o tratamento de pele.

Nos responsabilizamos por todas as despesas com o tratamento para a doença do carrapato e contra a sarna, bem como pela castração da Branca. O que ela precisa mesmo neste momento é de alguém disposto a lhe dar carinho e atenção e aceitá-la como está agora. Depois de tratada, ficará um animal extremamente bonito.

Caso você tenha algum interesse pela Branca, nos envie um e-mail para sgopagoiania@yahoo.com.br!