Em Defesa dos Animais

Saturday, November 26, 2005

Charlie e La Tour


Depois de alguns dias sem notícias, finalmente estou aqui para maiores notícias a respeito do Charlie e do La Tour! O Charlie continua respondendo satisfatoriamente ao tratamento e está comendo muito bem apesar da paralisia do nervo facial da porção esquerda dos lábios inferior e superior. Emagreceu um pouco, como podem ver pela foto e por isso está ficando mais tempo solto no piquete do hospital e sendo suplementado com feno de alfafa. As feridas estão ótimas e fechando gradativamente!

Quanto ao nosso La Tour, a situação é bem mais complicada...Tem tido febre edema na região peitoral e pulso negativo da veia jugular esquerda, além disso está com gastrite e arritmia cardíaca...A situação é complicada, pois devemos ter muita cautela ao aplicar quaisquer medicamentos. Os exames de função hepática e hemograma completo com pesquisa de hematozoários acusaram grave lesão no fígado, indicativos de inflamações e intoxicações, além de anemia. Quanto às feridas, as larvas de moscas foram retiradas, mas os edemas nos membros continuam...


Ele está sendo devidamente medicado e apesar de tudo, está comendo muito bem. Está usando rosário, pois estava com o péssimo hábito de morder as feridas. Para completar, o "dono" dele foi visitá-lo para tentar convencer a protetora Patrícia de que amava muito o cavalo, que não tem nada a ver com a situação em que ele se encontra e que ele não deveria ser processado...só posso dizer aqui que ele perdeu a viagem! Vai ser processado sim! Dia 28/11, segunda-feira ele e o ex-tratador do La Tour vão até a Delegacia do Meio Ambiente prestar depoimento. Bom, na próxima postagem devo colocar o número da conta para doações, bem como a lista de medicamentos que devem compor o tratamento do nosso anjinho de quatro patas...!

Grande abraço a todos!!!

Adicionem La Tour St Michelle como seu amigo: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2477203545718122859

Friday, November 18, 2005

A triste história de um Puro-sangue Inglês que merece um final feliz...!


Gostaria de contar aqui a história de um cavalo de corridas que acompanhei desde seu auge até a situação em que se encontra atualmente, onde peço a atenção e ajuda de todos que gostem de animais tanto quanto nós que estamos tentando proporcionar uma aposentadoria digna para esse rapazinho!
La Tour St. Michelle é um cavalo da raça puro-sangue inglês, de 05 anos de idade que correu e brilhou nas pistas dos principais hipódromos do país. Era um belo animal de pelagem alazã quando chegou no hipódromo da Lagoinha, em Goiânia. Filho de pais campeões e sendo também um campeão das provas nas pistas de areia e grama, foi adquirido em um leilão por um preço nada razoável.
Mas como todo cavalo de esporte, sempre apresentou alguns problemas que com o tempo foram se tornando graves (como fortes dores na coluna e posteriores, incluindo cascos e jarretes). Foi posto à venda e parou de correr...só saía da baia para passear no cabresto e fazer a natação que a equipe veterinária havia recomendado. Até que um dia foi vendido. Seu antigo dono acreditou que agora esse cavalo tão dócil e gentil iria ter finalmente seu descanso merecido. Depois que foi embora não tive mais notícias dele, até que um dia eu e a protetora Patrícia Mohamad resolvemos ir até o local onde La Tour deveria ser alojado para saber notícias.
Confesso que fiquei deprimida. Inicialmente não quis vê-lo, mas acabei enfrentando a realidade. O belo animal musculoso, de pêlo brilhante, olhinhos alegres havia se transformado em um cavalo cabisbaixo, bastante magro (100 kg abaixo de seu peso normal), de pêlo fosco, cascos quebrados e podres, membros anteriores inchados e machucados com miíase (bicheiras), trombos nos vasos da face e jugulares...
O responsável pelo "pensionato" onde La Tour ficava disse que seu proprietário não pagava as despesas e não aparecia no local há três meses e que havia "cortado" totalmente a ração do cavalo; nos contou também que o proprietário montou o cavalo durante várias horas sem descanso, passeando inclusive até alguns bares de onde voltou com o cavalo dando sinais de acidose (endurecimento dos membros), edemas por todo o corpo, cascos sangrando (pois o animal ficava desferrado). Segundo o responsável pelo "pensionato", La Tour ficou aproximadamente 3 dias sem conseguir andar.
A protetora Patrícia decidiu, então ir até a DEMA (delegacia do meio-ambiente) daqui de Goiânia para fazer essa denúncia (a qual servi de testemunha) e levar o cavalo daquele lugar.Agentes da delegacia foram ver o animal e intimações foram enviadas. Exames de sangue e laudos veterinários estão sendo requisitados pela delegada a fim de serem anexados ao processo. La Tour está agora alojado e recebendo os cuidados adequados no Hipódromo da Lagoinha sob a tutela de sua protetora, a qual não pode doá-lo até que o juiz decida o que fazer a respeito.
O tratamento ficará extremamente caro, por isso estou aqui divulgando esse caso para pedir a ajuda de todos, para que essa triste história possa ter um final feliz ! La Tour pode ser visitado no hipódromo e se necessário podemos enviar os documentos que comprovam a veracidade desses fatos.
Ainda não me foi transmitido de que forma podemos receber as doações, mas para maiores informações falar com Patrícia: safirhas@yahoo.com.br ; (62) 9294-1847 .
Muitíssimo obrigada a todos!!!!
Adicionem La Tour St Michelle como seu amigo: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2477203545718122859

Wednesday, November 16, 2005

Charlie na fisioterapia!


Boa noite!Mais notícias do nosso amigo mais famoso, o Charlie!Como eu havia dito, ele está amando a criomassagem, mas quando precisamos fazer os curativos nos posteriores ele cria o maior caso e tenta escoicear todos que estiverem por perto!Nessa primeira foto está sendo avaliado pela Dra. Gisele Bonifácio, fisioterapeuta e estudante do 4º ano de Medicina Veterinária que dispôs de seu tempo em um domingo para visitar o nosso amigo.




Charlie tem comido muito bem apesar da paralisia de nervo facial e está engordando aos pouquinhos. Um dos lados do lábio superior está praticamente normal, enquanto que o outro está tendo uma boa evolução, mas deve demorar um pouco mais para voltar. Na segunda foto está a nossa outra estagiária Larissa Cusielo durante a criomassagem.

Mudando de um paciente para o outro, gostaria de dar notícias a respeito do cavalinho que está precisando de doações e está sob a tutela do Abrigo São Lázaro, que agora já tem nome: Torpedo!

Estive visitando-o hoje acompanhada da protetora Daniela Brito e ajudando a fazer o restante dos medicamentos (ele está terrível e foge toda vez que vê agulhas!!!). Torpedo está tolerando ficar mais tempo em pé, foi casqueado devidamente e quase não manca mais dos posteriores. Está comendo super bem, está com uma carinha de esperto, pêlo mais brilhante e já se ambientou(apesar de ainda não estar em seu lar definitivo)! Em breve devo postar mais fotos dele para que possam vê-lo. Para quaisquer doações, entrem em contato com a protetora Daniela pelo e-mail: danibrito24@pop.com.br

Um abraço a todos!!!!!

Para doações para o TORPEDO:

Abrigo São Lázaro

Banco Itaú

ag:0869

conta número:34398-8

Para doações para o CHARLIE:

Banco Itaú, agência 4422, conta Poupança 07432-0/500 (titular: Cláudia Alessandra Gonçalves)Banco do Brasil: agência 4536-5 conta Corrente n.º 5248-5, (Titular: Giovanna A. Schittini dos Santos)

Por favor, anote o dia e horário do depósito para podermos ter o controle dos depósitos que estão sendo efetuados, e nos passe um e-mail informando os dados da sua doação que pode ser enviado também para sgopagoiania@yahoo.com.br

PS.: Gostaria de ressaltar que Torpedo e Charlie estão sob a tutela de ONGS distintas: Abrigo São Lázaro e SGOPA (Sociedade Goiana de Proteção aos Animais), respectivamente.

Monday, November 14, 2005

Charlie

Gente, estou passando rapidinho pra dizer que o Charlie está bem e amando a fisioterapia (dorme durante a criomassagem)!Na próxima postagem coloco as fotos (uma durante a massagem e outra do dia) para que possam vê-lo!
Não está ficando mais preso ao trilho e nem usando mais o rosário...!Ontem até me deu um coice!Acho que ele não está mais me suportando...!Prefere quando as estagiárias ficam perto dele!!
Bom, um grande abraço a todos e até amanhã!!!
PS1.: Participem da comunidade da Itasca no orkut e ajudem-na a encontrar um dono!
PS2: Ajudem(divulgando ou com doações) o cavalinho do Abrigo São Lázaro!!!

Cavalinho abandonado precisando de ajuda!



Esse animal foi encontrado caido em uma rua de Goiânia pelas protetoras do Abrigo São Lázaro (uma outra ONG daqui) com dores terríveis na coluna e nos posteriores, e algumas lesões de pele. Foi abandonado porque, segundo testemunhas, não conseguia mais puxar carroça...foi muito açoitado, e como as dores eram muito fortes, caiu e não conseguia se levantar.
Uma das protetoras me levou até o local para examiná-lo, alugou um trailler, comprou os medicamentos necessários,ração e suplementos e o levou para uma chácara, para que pudesse continuar o tratamento. Ele está melhor, mas não consegue ficar muito tempo de pé. Ele tem caquexia,cifose(um problema crônico na coluna),além de os cascos estarem fracos e as pernas muito doloridas.
O tratamento e alimentação estão ficando muito caros, por isso estamos divulgando para que divulguem e ajudem o Abrigo a continuar o tratamento.

Para maiores informações, entrem em contato com a protetora Daniela Brito pelo e-mail: danibrito24@pop.com.br

Para doações:
Abrigo São Lázaro
Banco Itaú
ag:0869
conta número:34398-8

Ele está comendo ração Equitage 15%, feno de tifton e sendo suplementado com biocasco.Está tomando dexa-citoneurin, dimesol injetável,soro (pois estava muito desidratado) e vitamina B12 (por causa da anemia).

Muito obrigada!!!

Abraços!!!

Saturday, November 12, 2005

Preciso de alguém que me adote!!!!



Oi!!!Meu nome é Itasca, sou da raça quarto-de-milha e tenho 22 anos...Pois é...22 anos!!!!Por isso meu antigo dono achava que eu não servia mais para nada e queria me mandar para um abatedouro ou para virar comida de leão...!
Hoje mesmo o veterinário me examinou e disse que minha vida reprodutiva chegou ao fim...e puxa...tive tantos bebês campeões...!
Sou calminha e muito dócil, mas não posso mais passear com as pessoas montadas em mim, porque tenho uma dor crônica em um dos membros anteriores...!Dessa forma, precisaria de alguém que me adotasse e me proporcionasse uma aposentadoria digna e muito carinho também!!!
A tia Patrícia, daqui de Goiânia me adotou provisoriamente, mas ela não tem condições de me manter...por isso estamos procurando alguém...

Quem se interessar em me adotar, entre em contato com ela ou com o pessoal da SGOPA!!!Ficarei muito feliz!!!

Muito obrigada pela antenção!!

Relinchadas carinhosas para todos!!!

Para entrar em contato:
amm13@uol.com.br (Ana Maria)
safirhas@yahoo.com.br ; (62) 9294-1847 (Patrícia)
(62) 3095-5820/9202-0660 (Cláudia)

SGOPA - SOCIEDADE GOIANA DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS
www.sosanimais.zip.netwww.sgopa.siteonline.com.br

ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=360365

"OS ANIMAIS AGRADECEM POR SERMOS SUAS VOZES!!"

Friday, November 11, 2005

Charlie: suas últimas peripécias...!



Olá!Fiquei esses últimos dias sem dar maiores notícias e as novidades acabaram se acumulando. Charlie tem se recuperado bem e já podemos deixá-lo solto no piquete para pastar e dentro da cocheira é colocado o rosário mas não precisa mais ficar amarrado ao trilho, pois a fase de prurido intenso já passou!Apesar disso tudo ele está com paralisia de nervo facial, que adquiriu ao arrebentar o cabresto para "circular" pelo Hospital e "visitar" as outras baias de internação...o lado direito dos lábios voltou ao normal após descompressão do nervo, mas para o outro lado está sendo feito fisioterapia e talvez ele precise de umas poucas sessões de acupuntura.Ao arrebentar o cabresto, a fivela do mesmo comprimiu o nervo facial causando sua paralisia (isso ocorreu durante o curativo...me ausentei rapidamente para buscar as pomadas e quando voltei ele estava passeando...)

Charlie já tinha um relaxamento dos lábios inferiores quando foi resgatado...a parte ruim disso tudo é que teoricamente a paralisia do nervo facial dificulta a apreensão de comida, mas o nosso amigo é a excessão da regra: continua comendo e pastando maravilhosamente bem como podem ver na foto tirada hoje, onde aparece ao lado da nossa estagiária Julinês Sena.

O prognóstico é favorável para que o lado esquerdo do lábio superior volte ao normal.Quanto aos outros probleminhas (diarréia,febre,inapetência) ele está super bem.O tratamento para recomposição da flora bacteriana intestinal está sendo realizado com êxito e as fezes estão boas; não teve mais febre e o apetite aumentou!

Gostaria de agradecer ao laboratório de manipulação Buenos Aires(de São Paulo) e a Dra. Marisa Marques (farmacêutica responsável) que doaram gentilmente a pomada especial que é utilizada duas vezes por dia nos curativos do Charlie!!!

Abraços!


Sunday, November 06, 2005

Charlie se recuperando!





Oi!!!Não tive tempo de dar maiores notícias nesses últimos dias, mas venho agora para contar novidades bem melhores que da última vez. Apesar de ter emagrecido bastante (teve febre e falta de apetite) e se desidratado (por causa da darréia), Charlie tem respondido satisfatoriamente ao tratamento. As fezes estão um pouco mais sólidas, não teve mais febre e está se alimentando bem, além de estar um pouco mais animadinho...!
O exame de função hepática não acusou grandes alterações, mas o hemograma completo (apesar da ausência de hematozoários) nos mostrou que ele está um pouco anêmico.
Como eu havia dito na postagem anterior, ele está sendo devidamente medicado...a administração de probiótico (para reconstituição de flora intestinal) deve ser feita essa semana, bem como uma raspagem na lesão do membro posterior direito.



As fotos aqui postadas foram tiradas hoje à tarde no Hospital Veterinário do Jockey Club de Goiás - Hipódromo da Lagoinha em Goiânia. Charlie continua tomando soro pois suas fezes ainda não estão suficientemente sólidas.


Estamos otimistas e pedimos que todos rezem e façam uma corrente positiva por ele!!

Assim que puder postarei mais notícias sobre ele!!!Um grande abraço a todos!!!

Wednesday, November 02, 2005

Notícias não muito boas...

Oi gente...ontem à noite o Charlie não estava muito bem...além da apatia (mesmo sendo um cavalo triste, a apatia estava visível nele),teve febre e começou com uma diarréia...fui de madrugada até o hospital p/ verificar sua temperatura corporal, que estava sob controle...Hj à tarde, apesar das medicações estava febril novamente...Foi administrado soro com vitaminas e hepatoprotetor endovenosos, bem como vitaminas e ferro via oral. A temperatura baixou e ele resolveu comer um pouquinho (não comeu direito ontem à noite, nem hj de manhã, rejeitou até as cenouras). Charlie tomou medicamentos muito fortes...o fígado provavelmente não está muito bem (foi coletado sangue p/ que seja feito hemograma completo com pesquisa de hematozoários e testes de função hepática), juntamente com isso é provável que tenha havido uma queda de imunidade, onde alguns probleminhas aproveitam para se manifestar... Mais tarde irei vê-lo e espero que as próximas notícias sejam as melhores possíveis!!!Rezem por ele!
PS.: Não consegui colocar o vídeo dele aqui! Quem quiser vê-lo, me escreva: carlacheval@hotmail.com
Abraços!